23 de abr. de 2011

I Seminário - Currículos, Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores

I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, COTIDIANOS, CULTURAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES


O presente seminário tem como objetivo socializar as produções científicas na área de currículo, culturas, cotidianos e redes de conhecimentos. Serão privilegiados trabalhos desenvolvidos por professores das redes municipal e estadual de educação bem como trabalhos de alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação. O seminário também busca estabelecer uma articulação da Universidade com os sistemas estadual e municipais de educação, oferecendo, por meio de atividade extensão e pesquisa, subsídios para que melhorem suas práticas pedagógicas.


Eixo 1: Currículo e processos de subjetivação

Agrega trabalhos que problematizam as relações instituídas e instituintes de grupos minoritários com a escola, com o currículo, com as políticas educacionais e de governo. Trabalhos que discutam: inclusão, corpo, gênero, sexualidade, subjetividade, biopolítica, questões étnico/racial, religiosidade, saúde, direitos humanos e temas correlatos.

Eixo 2 Políticas de currículo

Agrega trabalhos que discutam sobre encontros e desencontros entre a regulação escolar, regional, nacional e políticas internacionais; organização curricular, planejamento, avaliação e controle social na gestão e no financiamento da escola; análise, execução, operacionalização de programas, documentos, planos e projetos; bem como a história das disciplinas escolares.

Eixo 3: Currículo, escola e formação de educadores

Reúne pesquisas que problematizam discussões relativas às práticas cotidianas na escola básica e no ensino superior e envolvem: métodos, avaliação, processos de aprendizagem, currículos praticados e formação continuada de professores a partir da complexidade das redes de saberes, fazeres, poderes, valores e significados tecidas nos diferentes contextos de sua produção.

Eixo 4: Currículo e pesquisa em educação

Agrega trabalhos que buscam desenvolver problemáticas relativas à produção científica da pesquisa em educação dedicando-se, neste sentido, a discutir a concepção de orientações epistemológicas e metodológicas voltadas à criação de novos modos de intervenção capazes de suscitar debates sobre os aspectos éticos, estéticos e políticos que envolvem o ato de pesquisar.

Eixo 5: Currículo e diversidade

Congrega estudos que problematizam discussões sobre diversidade, estudos culturais, processos étnicos, processos raciais, inclusão, meio ambiente e seus atravessamentos com a escola e outros espaços de educação.


Secretaria do Seminário

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFES

Tel. (27) 4009-2891

E-mail: secretaria@nupec3.com.br

Universidade Federal do Espírito Santo

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910

Fonte: www.nupec3.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário