15 de nov. de 2012

Voz dos sem vozes em dois gêneros musicais: * Bezerra da Silva "Vai onde a coruja dorme" * João Bosco "O ronco da cuíca"



Voz dos sem vozes em dois gêneros musicais: 

* Bezerra da Silva "Vai onde a coruja dorme"  * João Bosco "O ronco da cuíca"


Wellington Bernardino Parreiras
15/11/2012
00:18


Sempre que visitava cidades históricas embelezadas pelas cristalizações do suor dos escravos, miravam meus sentimentos sobre as figuras em paisagens disformes, porém tecidas fidedignamente pelos entrelaçados rearranjos civilizacionais que a conta-gotas extraiam matérias-primas: suores, dores, sangues sonhos, saudades, liberdade e autenticidade.

Sentia como sinto o peso que pesa a pena do tinteiro sobre os espíritos ditos inferiores, não dos ditos senhoris que ambicionavam por séculos tesouros sem se quer sondar se pesavam as ideias do abstrato, envoltos do reluzir e em ouro, o diamante negro e os indígenas, porém em natureza latente não se lapida. Graças devemos os não registros da diversidade de violências para além de chibatadas aos doutos que em posse da racionalidade opressora e das artimanhas tecnológicas que há muito desintegrara o sentido natural do opressor, nos desfrutamos de memórias sem registros, sem face e sem identidade hereditária/social...,

Todavia adornado por palavras-sentidos prenhe em seu cio de controvérsias, apreendi que são distintas-idênticas, quando não em falácias, as presencio em práticas dos gêneros lingüísticos adquiridos: tatuam-nos num processo inverso de Paulo freire de conscientização política libertária, somos conscientizados à des-conscientização política libertária e amplificamos o estado favela, vila, beco, cortiço e blá, blá, blá, mas na reconfiguração da refavela decoramos discursos políticos e cidadãos com o peso que pesa os registros dos mesmos senhoris de outrora, não com tinteiro e sim com....

"A educação não tem como objeto real armar o cidadão para uma guerra, a da competição com os demais. Sua finalidade, cada vez menos buscada e menos atingida, é a de formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo. A educação feita mercadoria reproduz e amplia as desigualdades, sem extirpar as mazelas da ignorância. Educação apenas para a produção setorial, educação apenas profissional, educação apenas consumista, cria, afinal, gente deseducada para a vida."  SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 5ª. Ed. São Paulo: Nobel, 1998. p 126  

Extemporâneo, meu espírito se compadece entre sentimentos e reflexões idênticas as tidas pelos nossos ancestrais, nas escolas, favelas, vilas, nos postos de saúdes e demais espaços de concentração popular-cidadã, contemplo espíritos demasiadamente des-configurados pelas opressões morais, éticas, educacionais, políticas, religiosas e demais soberanias consagradas por nós como “esteio racional", este que propaga comportamentos desenvolvimentistas desmedidos e excludentes...

Mirem vossos olhares, porém antes vos advirto que superem os males que desconfortam seus estômagos e consciências e atentem-se às minúcias que se projetam e nos projetam confluindo tecidos destecidos constitutivos dos semblantes de nossos educandos, crianças, adolescentes, jovens ou adultos/idosos de vilas, favelas e áreas de risco....

 Agora após as náuseas fidedignas por estarem desvestidas de frescurites da boa educação que nos privilegiou, a duras pena para poucos de nós, definem uma só imagem sem rabiscagens sem confluir-se ao efeito da causa desumanizante de quaisquer segregações que ainda persistem em meio de muitos de nós em pleno século XXI às margens do terceiro milênio?

De que lado o revólver ou as demais armas deixam de sinalizarem violências?
As violências principiam com as armas?


Referencias:
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed.
GIL, Gilberto, Música Refavela gravação é de 1977.
MOURA, Helena. O OURO DA LIBERDADE: A História de Chico Rey – Belo Horizonte: Alis Editora, 199.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 5ª.Ed. São Paulo: Nobel, 1998. p 126.
Link do vídeo de Bezerra da Silva: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=yHs_4ctH_AY.

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