22 de mai. de 2011

Câmara de BH aprova detectores de metais em escolas


Câmara de BH aprova detectores de metais em escolas

19Mai2011

A Câmara Municipal de Belo Horizonte, capital mineira, aprovou um projeto de lei (PL) que prevê a instalação de portais detectores de metais nas escolas da rede pública municipal com mais de 500 alunos. O projeto, que foi aprovado nesta quinta-feira, 12, também determina que qualquer pessoa que quiser ter acesso às instituições terá que se submeter ao aparelho.


O PL 421/2009 é de autoria do vereador Cabo Júlio (PMDB) e foi aprovado em segundo turno.

O vereador justifica a proposta alegando o aumento na violência nas escolas por "jovens delinqüentes e pessoas ligadas à contravenção". A polícia militar registrou uma série de ocorrências nas escolas nos últimos meses. Em Minas, recentemente, houve dois casos de tiros disparados por alunos dentro de instituições de ensino.


Agora, o projeto terá seu texto final redigido e será transformado em proposição de lei. Depois, ele seguirá para a sanção do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que tem 15 dias úteis para aprová-lo ou vetá-lo.

Fonte online: http://eduqueweb.net/educar/index.php?q=node/632

2 comentários:

  1. Caro Sérgio,

    É estarrecedor tal atitude, uma vez que as reais violências nos são retroalimentadas por meio de um estado de moral, ética, ideologia e conhecimento sobre o que seja Política, graças à consciência despida de um povo constituído por uma sucessão de educação apolítica.

    A tudo que diz respeito direta ou indiretamente à Educação,
    Infelizmente há sempre uma cultura ideologicamente reducionista que a trata em separado de suas demais conexões, ou seja, suas ramificações são tolhidas ou omitidas em detrimento de uma fragmentação significativa, está que desformata suas partes intrínsecas que a constituem como uma rede complexa e sua recursividade natural.

    Acredito que se o Cabo júlio fizesse uma única pergunta sobre o que causa ou quais seriam as causas que geram as múltiplas violências dentro dos espaços escolares e fora deles que corresponde indireta ou diretamente à Educação de responsabilidade da Escola, ao invés de detectores, teríamos equidade e dignidade plena pertinentes à formação digna de um ser humano.

    Abraços fraternos,

    Wellington Bernardino

    ResponderExcluir
  2. Acho que,pelo menos dentro de escolas com mais de 500 alunos, não haverá tiroteios. Isso não significa que a as violências existentes dentro deste espaço sejam extintas....
    Haverá leis que permitam detectar metais em pessoas na rua de trás da escola? Que nos revistem ao sairmos de casa? Para onde estamos caminhando, oh céus?
    Ao meu ver, isso tudo é só mais um projeto de lei, sem nenhuma projeção real. Sem cortar o mal pela raiz, estamos só podando seus galhos perigosos....

    ResponderExcluir