31 de mai. de 2009

A'uwe . "Povo Indígena"



Fonte: http://www2.tvcultura.com.br/auwe/

A’Uwe faz da TV Cultura um canal de divulgação e de discussão das questões indígenas do país. No ar desde junho de 2008, o programa prestará homenagem especial neste mês de abril, o mês do índio: estréia nova fase repleta de novidades!

Apresentada por Marcos Palmeira, a série exibe documentários sobre as diversas tribos indígenas espalhadas pelo Brasil e, a partir deste mês, exibirá também documentários sobre povos nativos do mundo todo.


Domingo às 18h00 - 2º Exibição: Quartas-Feiras às 20h00

Sobre a Série

A'Uwe faz da TV Cultura um canal de divulgação e de discussão único na televisão brasileira totalmente dedicado a questões indígenas do país. No ar desde junho de 2008, o programa A'Uwe é apresentado pelo ator e produtor orgânico Marcos Palmeira e pretende atingir um público amplo e levantar o debate sobre temas atuais.
A partir de Abril de 2009, A'Uwe exibirá também documentários internacionais sobre povos nativos do mundo todo.
Realizados por documentaristas ou pelos próprios índios cada programa, além de nos aproximar das tradições, rituais, conflitos e histórias dos diferentes povos nativos do Brasil, agora também nos levará a diversas regiões do planeta Terra para conhecermos as culturas, as diferenças entre os países, as tradições e a maneira que os povos nativos encontram para sobreviver e preservar a riqueza de seus povos no mundo contemporâneo.
Em tempo: "A'Uwe" significa "povo indígena" em língua xavante.

Apresentação: Marcos Palmeira
Nascido no Rio de Janeiro, em 19 de agosto de 1963, Marcos Palmeira é ator (*). Participou de 28 longas e cinco curtas-metragens no cinema; 14 novelas e cinco minisséries na televisão; e 17 peças de teatro - trabalhos que lhe renderam sete premiações. Além do trabalho artístico, Marcos Palmeira também é empresário do setor agrícola focado no cultivo de alimentos orgânicos.

MEC pedirá obrigatoriedade de gradução superior para todos os professores.

Radio Alvorada - 28/05/2009

O Ministério da Educação vai apresentar um projeto de lei ao Congresso Nacional que obriga a graduação superior para todos os professores. Segundo a proposta, para dar aula nos anos iniciais do ensino fundamental, de primeira a quarta série, será necessário ter no mínimo o curso superior de licenciatura. Para os professores da educação infantil, não haverá mudança. Será exigido apenas o ensino médio. De acordo com o ministro Fernando Haddad, o projeto também prevê uma nota mínima no Enem para o ingresso nos cursos de graduação para formação de professores.


http://www.alvoradafm.com.br/Cmi/Pagina.aspx?743

Reflexões sobre Historia da Educação no Brasil, Déficit Educacional e Políticas Educacionais

“Um dia virá em que só se terá um único pensamento: a educação”
(Nietzsche, F. Fragmento Póstumo, 1875).


Pensar o déficit educacional sem considerar as variáveis é um tanto quanto irresponsável, pelo menos por parte dos representantes diretos do sistema educacional e das Políticas Educacionais no Brasil.


Não é possível conceber que a Educação Infantil seja responsabilidade de pessoas sem a mínima formação educacional conceitual em que os sujeitos da educação tenham como prioridade uma formação humana digna de profissionais habilitados segundo às necessidades exigidas na Educação Infantil.


A desvalorização da Educação no Brasil se inicia justamente nos primórdios da Educação, os demais níveis e modalidades de ensinos só são passíveis de investimentos, ainda que ínfimos, em função de uma cultura mercadológica do sistema capitalista.


A História da Educação no Brasil perpassou e transcorre por uma regência em que pondera os cifrões, as notas musicais determinam as escalas de investimentos, tratar de Educação, deve ser sem sombra de duvidas, averiguar se haverá um retorno significativo para sistema capitalista.


Tal ordenamento se dá em comunhão com o dogma da política-econômica apresentada por Nietzsche em seu brilhante Escritos sobre Educação. Creio que Nietzsche pode aportar importantes contribuições para o debate atual em torno da educação.


É no fazer políticas que as decisões são valoradas em conformidade às conveniências assertivas que assegurem a liquidez desenvolvimentista, não é qualquer Educação que é digna de investimentos, algumas são substancialmente gastos insignificantes, a estas só resta determinar que tipo e até que ponto se deve gastar, em contrapartida há outras políticas que favorecem a Educação desde que corresponde à fluidez do bom retorno monetário, aí sim, todo investimento possível deve ser empreendido.


É perceptível na historicidade da Educação no Brasil que o Estado enquanto fantoche, apenas maqueia politicamente o investimento da Educação. Entendendo a Educação como uma coisa só, a educação que se inicia na educação infantil não é uma educação-mirim, o conhecimento não se dá em separado, Educação é Educação, no entanto, sua gradatividade se dá em função de um pensamento cartesiano, este que separa em níveis e subníveis o conhecimento.


Não se educa para atravessar uma avenida apenas olhando para um só sentido e tampouco para olhar apenas o sinal verde, pelo menos no Brasil e em especial em Belo Horizonte, o pedestre que confia sua segurança a um sinal verde de pedestre, põe sua vida em risco, uma vez que faz necessário olhar não só o sinal de pedestre verde, bem como olhar para o motorista que se encontra em um veículo motorizado.


Se um sujeito é educado para atravessar uma avenida como Amazonas ou Afonso Pena sem uma compreensão do todo e de suas partes constitutivas, fatalmente morrerá em sua primeira tentativa de atravessar a avenida.


Outra questão inadmissível é a diferença entre salários dos profissionais da Educação no Brasil, acredito que o valor deva ter um patamar igual, só havendo diferenciação se o profissional for dotado de títulos e em especial for um profissional colaborador de projetos educacionais em sua comunidade escolar e no entorno da Escola.


Mas enquanto o Estado-fantoche estiver a serviço dos cifrões do sistema capitalista e a Ciência ainda permanecer no paradigma cartesiano, mais séculos e milênios vindouros passaram a passados e a Educação se encontrará em idêntica situação no Brasil.


Wellington Bernardino Parreiras

Graduando em Pedagogia pela FaE/CBH/UEMG



Belo Horizonte, 30 de junho de 2009.


30 de mai. de 2009

Educação e tecnologia

JORNAL VIRTUAL PROFISSĂO MESTRE
Profissăo Mestre – Ano 7 Nº 119 – 29/05/2009

Educação e tecnologia

Uma gama de informações e notícias nos é passada todos os dias sobre vários temas. Algumas nos dizem respeito e outras, que nada têm a ver conosco, na maioria das vezes, nem as registramos porque não nos sensibilizou ou porque é de pouca importância para o nosso dia-a-dia.

Tenho observado, no entanto, que fatos novos passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Notícias a respeito do avanço tecnológico em diversos segmentos, das novas tecnologias de ponta na indústria, no comércio e na área da saúde. Chegam-nos, também, informações a respeito dos avanços na informática, na cinemática, nas transmissões de dados via satélite e por aí afora.

Chego a pensar que Peter F. Drucker, em seu livro “Uma era de Descontinuidade”, editado no Brasil em 1976, estava certo com relação ao futuro e as mudanças que estariam por acontecer e, sobretudo, no conceito das relações sociais.

Mas uma coisa me chamou a atenção neste cenário e que também a ele não passou despercebido; se estamos vivendo a era do conhecimento e da informação, quando é que a tecnologia vai chegar à educação?

Passam-se os anos e o cenário que vemos na maioria das escolas é o mesmo – um quadro negro, uma caixa de giz, um apagador, um (a) professor(a), um armário trancado com chave repleto de curiosidades, alunos sentados em fila, um atrás do outro, e um regime autoritário que inibe as melhores ações tanto de professores como de alunos.

Felizmente, somos sabedores da existência de modelos mais avançados em determinados níveis da educação, principalmente no ensino superior, que projeta e alavanca o conhecimento de maneira dinâmica, numa perfeita simbiose de tecnologia e informação, com vistas ao crescimento do ser humano, atravessando fronteiras.

Refiro-me ao ensino a distância, onde a tecnologia está associada às novas técnicas metodológicas de ensino, com resultados surpreendentes. Na maioria dos casos, os alunos assistem às aulas numa sala beneficiando-se de equipamentos e sistemas modernos de comunicação à distância, absorvendo conhecimentos de profissionais de renome internacional, altamente capacitados e experientes no mercado de trabalho a um custo relativamente baixo, se comparado ao sistema convencional que exigiria um dispêndio muito maior de parte da instituição de ensino e do aluno, por conseguinte.

O modelo educacional ainda vigente e aceito pela maioria das pessoas é o da presença física do educador numa sala de aula, com guarda-pó, giz e apagador. Já o formato e a metodologia de ensino adotado por esta nova onda na educação nos mostra uma mudança há muito desejada, pois já estamos vivendo o futuro da era “Flash Gordon” onde a teleconferência é uma realidade, quando aproxima executivos de diferentes partes do mundo, quando um médico assiste a uma cirurgia de cérebro ocorrendo do outro lado do planeta, em tempo real, e quando um professor discute conceitos sobre administração, matemática ou robótica de qualquer lugar do mundo, com a mesma qualidade, competência e sabedoria.

Não podemos fechar os olhos para o avanço da tecnologia e para as mudanças que já estão acontecendo ao nosso redor. O ensino à distância é uma realidade incontestável, como falar ao celular, ouvir música e enviar foto através de um único aparelho, além de ser uma excelente opção para aqueles que buscam o conhecimento com menor custo e qualidade.

Mauricio Campos de Menezes – Professor, especialista em Auditoria e em Administração Financeira – diretor do Centro de Ensino e Aperfeiçoamento para Empreendedores - CENAEMP - Rondonópolis – Contato: mauriciocmenezes@uol.com.br.


---------------------------Compartilhe conhecimento!-------------------------
Gostaria de receber textos seus, professor! Como é a administração da sua escola? O que dá certo e o que dá errado? Você implantou algum projeto que deu certo e gostaria de dividi-lo com seus colegas? Envie para mim: priscila.conte@humanaeditorial.com.br.
------------------------------------------------------------------------------------

Bom final de semana.

Priscila Conte

29 de mai. de 2009

Juiz que ordenou soltura de presos em MG resolve largar a carreira

Ética é violada na Constituição Brasileira!!!

FREDERICO VASCONCELOS
enviado especial da Folha de S. Paulo a Contagem (MG)


Afastado desde 2005, quando determinou a soltura de 59 presos que cumpriam pena ilegalmente em delegacias superlotadas na comarca de Contagem (MG), o juiz Livingsthon José Machado, 46, resolveu abandonar a magistratura.

O caso chamou a atenção para a situação caótica do sistema carcerário e desafiou o discurso do governador Aécio Neves (PSDB) de que a segurança pública era uma prioridade.

O juiz diz que foi punido sem direito de defesa. Em abril último, recusou a remoção compulsória para uma vara cível. O Tribunal de Justiça de Minas reúne-se hoje para decidir sua aposentadoria compulsória.

Leia, a seguir, trechos da entrevista de Machado, que deve publicar no segundo semestre o livro "A Justiça por Dentro: Abrindo a Caixa-Preta".

*

FOLHA - Qual era a situação carcerária quando o sr. assumiu a Vara de Execuções Criminais em Contagem?
LIVINGSTHON JOSÉ MACHADO - À época [2005], havia seis unidades prisionais [em delegacias] e uma prisão de segurança máxima. As seis delegacias tinham presídios em situação irregular.

Num distrito, em razão do excesso de presos, o delegado pôs uma grade no corredor, que virou uma cela com 28 presos.

FOLHA - Por que o sr. determinou a primeira soltura de presos?
MACHADO - Naquele distrito, 16 presos cumpriam pena ilegalmente. Ordenei a transferência deles depois que o Ministério Público pediu a interdição do presídio. Como foi vencido o prazo e não houve a transferência, expedi 16 alvarás de soltura.

O Estado, através da Procuradoria, ajuizou um mandado de segurança, dizendo que a decisão contrariava o interesse público. O desembargador Paulo César Dias deu a liminar e suspendeu a ordem de soltura.

Duas semanas depois, a situação em outro distrito era caótica. Em quatro celas, cada uma com capacidade para 4 presos, havia 148, dos quais 39 esperavam transferência para a penitenciária havia quatro anos. Também expedi mandado de soltura para os 39. Novo mandado de segurança foi impetrado e nova liminar foi dada.

FOLHA - Ficou caracterizado que houve desobediência sua?
MACHADO - A alegação foi que eu desobedeci reiteradamente a decisão do desembargador. Não houve isso. No dia 22 de novembro de 2005, um juiz corregedor me avisou que eu seria afastado no dia seguinte.

Fui afastado sem possibilidade de defesa. Só fui intimado para responder a esse processo em março do ano seguinte. Em setembro de 2007, a corte decidiu o meu afastamento. Apesar de a lei dizer que juiz só pode ser afastado por decisão de dois terços, esse quórum não foi alcançado. Só um desembargador examinou as provas. Votou pela minha absolvição.

FOLHA - Como o Ministério Público atuou no caso?
MACHADO - Nomeou uma comissão de dez promotores para apurar possíveis crimes que eu teria praticado. Quando foi assassinado um promotor em Belo Horizonte, a Procuradoria designou três promotores.

FOLHA - Qual foi a reação dos juízes de primeiro grau?
MACHADO - A associação dos magistrados fez uma nota depois do meu afastamento, dizendo que era inadmissível aquela ingerência. Houve solidariedade de juízes de outros países. Independentemente de chamar a atenção ou não, eu faria o que fiz. No país há um descaso com a população carcerária. O que fiz foi cumprir o dispositivo constitucional de que a prisão ilegal deve ser relaxada.

FOLHA - Como o sr. recorreu das decisões?
MACHADO - Assim que o tribunal decidiu me afastar, recorri em mandado de segurança aqui no tribunal. Foi denegado.
Contra essa decisão, impetrei um recurso ordinário que tramita no Superior Tribunal de Justiça. Publicada a decisão do tribunal daqui, entrei com recurso no Conselho Nacional de Justiça em 10 de outubro de 2007. Ficou um ano e meio sem o então corregedor despachar.

Foi distribuído ao relator Paulo Lobo, que, após alguns meses, disse que não conhecia da revisão [não seria o caso de julgar], porque eu já havia ajuizado recurso ordinário no STJ.

Eram coisas diferentes. No CNJ, alego que não houve desobediência. No STJ, contesto a decisão do tribunal. Contra essa denegação do CNJ, há um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, cujo relator é o ministro Menezes Direito, que indeferiu a liminar. Agora, o tribunal em Minas abriu processo para minha aposentadoria compulsória.

FOLHA - Por que o sr. não aceitou a remoção para uma vara cível?
MACHADO - Há recursos a serem decididos. Se eu assumisse, estaria aceitando a punição.
FOLHA - O governo do Estado alega que acelerou a construção e a melhoria de presídios. É verdade?
MACHADO - Aqui, em Contagem, as unidades prisionais deixaram de existir em 2007.
Hoje, só existe a penitenciária.

De certa forma, foi um dos efeitos da ação. Não tem mais preso condenado em delegacia aguardando vaga na penitenciária.

Foi criado um centro de internação provisória. Mas, num distrito investigado pela CPI do Sistema Carcerário, viram que a situação continuava grave.

FOLHA - Quando o sr. decidiu que iria deixar a magistratura?
MACHADO - Quando vi a Constituição sendo rasgada.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u572337.shtml

23 de mai. de 2009

I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós- graduação de Belo Horizonte

Título do evento

Desafios da Pós – Graduação frente aos problemas de educação na região metropolitana de Belo Horizonte

PROGRAMAÇÃO

O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de junho de 2009 na Faculdade de Educação da Universidade Federal e Minas Gerais (FAE/UFMG)

19 de junho de 2009

08:00 h às 08:30 h – Credenciamento

08:30 h às 09:00 h – Sessão de Abertura

09:00 h às 10:00 h – Conferencia de abertura

Tema: “Produção Acadêmica e Política da Pós-Graduação”

10:00 h às 12:00 h – Apresentação de trabalhos (comunicações)

Intervalo para almoço

14:00 h às 15:30 h – Apresentação das linhas de pesquisa pelos Programas CEFET/MG e PUCMINAS

15:30 às 16:00 – Intervalo

16:00 às 17:30 - Apresentação das linhas de pesquisa pelos Programas UFMG e UEMG

17:30 h às 18:30 h – Intervalo com lançamento de livros

18:30 h às 20:30 h - Apresentação de trabalhos (comunicações)

20 de junho de 2009

08:00 h às 09:30 h - Apresentação de trabalhos (pôsteres)

10:00 h às 12:00 h - Conferência de encerramento

Tema: “Inserção Social da Pesquisa dos Programas para Belo Horizonte”

14:00 h às 16:00 h - Apresentação de trabalhos (comunicações)


Fonte: Esta mensagem foi enviada pelo CEFET-Mail / www.cefetmg.br

Educador Social no Brasil

Entrevista feita por Sarah Luiza, universitária em Pedagogia pela UFMG

Portinari (1903-1962), Meninos com carneiro, óleo sobre madeira, 1959


1. Nome completo: Wellington Bernardino Parreiras

2. Idade: 35 anos

3. Escolaridade: Pedagogia em curso

4. Há quanto tempo você trabalha como educadora social?

5 anos, apenas enquanto voluntário em uma Fraternidade Espírita.

5. Você fez algum tipo de especialização na área da pedagogia social? Quando foi e quanto tempo durou?

Não fiz

6. Como é sua rotina como educador(a) social?

Por ser esporádica a atuação é tranqüila, só participo das aulas, mini-cursos e oficinas quando tem.

7. Como é sua interação com as crianças/jovens/adultos?

Profissional, no entanto, afetiva e solidária, como se fosse eu no lugar deles, sem em momento algum suplantá-los e desmotivador, ou seja, assistencialista, busco despertar neles uma consciência ativa para que sejam sujeitos autônomos capazes de promoverem sua vida a partir das oportunidades presentes em suas vidas.

8. Como você descreve seu trabalho na Ong?

Satisfatório e ao mesmo tempo ínfimo, posto que o tempo é muito pouco e carente de mais voluntários e de responsabilidade social da sociedade como um todo e dos órgãos públicos.

9. Você se sente realizado(a) com o seu trabalho?

Sim, pois é o momento em que encontro forças e respostas para lidar com as adversidades que em muitas vezes nos deixam impotentes, no entanto, acredito que o Ideal é termos uma sociedade de direitos e deveres iguais, onde todos tenham dignidade socioeconômica.

10. Qual é a faixa salarial?

Voluntário

11. Na sua opinião, quais são as maiores dificuldades enfrentadas na sua profissão?

O fato dos sujeitos serem totalmente abnegados, sofrido, desesperaçosos e culturalmente crentes que é assim porque Deus quis e que é obrigação do outro ajudar dentro da perspectiva do assistencialismo, indiretamente, melhor, em sua subjetividade a violência simbólica de Pierre Bourdieu é interiorizada de tal modo que a desconstrução torna-se quase que impossível, pelo menos sobre os que já se encontram em determinados estados em que seu cognitivo e sua força física não permitem que outros horizontes sejam possíveis. É preciso re-educar o povo e as elites como nos ensina Paulo Freire, Milton Santos, Mandela, e outros que sabem o que dizem, porque fazem por meio de um sentimento verdadeiramente humano, segundo o ideário de ser humano.

12. De onde surgiu o seu interesse pela educação social? Como ficou sabendo desta profissão?

O humano, ser humano, sensível e inteligível, saber que o outro sou eu mesmo disfarçado de estranho, de sentir a natureza e saber que a vida é uma existência aprisionada pela racionalidade distorcida e em sua essência há coberto um sentimento que pode ressignificar o ser humano.
Soube do educador social ainda criança, ainda pré-adolescente e jovem, isso se sabe quando se vê e se sente enquanto fruto de uma exclusão desumana, abrupta e egocêntrica, entretanto, a terminologia Educador Social é recente, como a tudo que hoje temos conceitos novos, uns com definição e essência ressignificados, enquanto outros conceitos apenas polidos para que dêem a impressão de que as coisas evoluíram e que temos uma consciência como ta,l que nos faz parecer mais sábios.

13. Quais as competências devem ter um educador social e quais são os maiores desafios para estes profissionais?

Ser responsável, ter comprometimento com o conhecimento dinâmico que nos movimenta, respeitar a vida em toda sua magnitude, saber sentir e co-responder em igual intensidade e confiança que o outro deposita, saber convidar aos desprovidos e se sujeitos asujeitados, alienados e talvez sem a possibilidade de enxergar e reconhecer em si próprios, recursos para serem autônomos e junto com a ONG responsável e parceiros, é preciso dialogar com as outras esferas sociais, saber trabalhar em rede.

Resumindo, ser ético e atender às necessidades reais dos sujeitos envolvidos de forma a propiciar uma promoção social e não um assistencialismo que diminui ainda mais os desprovidos de dignidade social.

14. Vocês têm algum projeto em andamento para a regulação desta profissão?

Não tenho, acredito que antes de tudo deve-se pensar sobre se no Brasil há mesmo o Educador social ou não, pois, temos os recreadores denominados enquanto Educadores sociais, deve-se refletir sobre isto antes de regular a profissão, já que o recreador não participa do desenvolvimento socioeducacional e socioeconômico dos sujeitos e sim atuam recreativamente, apenas um lazer, enfim um pão e circo contemporâneo.

15. Qual é o perfil das pessoas que se interessam pela educação social?

Não sei defenir, mas posso adiantar que os profissionais se bem preparados e responsáveis, seriam os Pedagogos e os Assistentes Sociais, isto se levarmos em conta a gênese do caráter do significado de Educador Social. É bem verdade que no Brasil e em especial em Belo Horizonte e regiões próximas, usa-se o recreador, este que pode ser de quaisquer áreas do conhecimento, não que o Educador Social deva ser apenas os que mencionei, só que quem quer que seja deve estar em sintonia com a responsabilidade social.

16. Você nota em seu meio algum grau de satisfação e/ou insatisfação em relação à profissão educador social?

Em rede acabamos apoiando as limitações dos que dificultam os processos, não que seja a solução, mas as coisas devem prosseguir, porém, há sempre insatisfações relevantes que devemos dialogar e entre os colaboradores e os órgãos públicos e os assistidos pensar uma resolução que não deixa dar fim ao construto social em que nos propomos.

17. De modo geral, no campo da pedagogia social, qual é o grau de dificuldade de inserção destes profissionais no mercado de trabalho?

Em primeior instancia é a desvalorização do profissional Pedagogo, por conseguinte, a própria comunidade assistida, já que ambos são pedras nos sapatos do capitalismo e dos políticos que em grande parte favorecem as desvalorizações citadas. A pedagogia por ser libertadora, por permitir uma reflexão critica e autônoma e por estar liga a raiz, a massa. Seus profissionais são descaracterizados primeiramente em sua terminologia, logo depois em sua renumeração e em seus recursos disponíveis e sobre uma concentrada administração em muitos casos, uma administração mercadológica, o mercado de trabalho faz jus a concepção de educador social, ou seja, um educador que tem como objetivo uma recolocação no mercado de trabalho.

18. Dentro da área da educação social, quais são as possibilidades de continuidade de estudos? Isto é, quais são as possibilidades de mestrado e doutorado?

São múltiplas as possibilidades de reflexões, pesquisas e de intercâmbios não só nacionais, bem como internacionais, por exemplo, em Portugal o Educador Social é hipervalorizado e possui seu código deontológico . acredito que seja saudável explorar e dialogar de formas trasn-multi-pluridisciplinar.

19. Quais são as possibilidades de atuação do educador social em Belo Horizonte?

Diversas, não só em Belo Horizonte, como em todo lugar, uma vez que as desigualdades socioeconômicas são reais e necessárias dentro de um sistema político-econômico pautado na concentração de lucros para uma parcela ínfima que governam os povos.

7º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

O 7º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância - SENAED acontece entre 23 e 31 de maio de 2009, com uma grande novidade: pela primeira vez, o evento será totalmente a distância!

O tema central do Seminário é a “Polifonia na Docência e Aprendizagem Online”, envolvendo os diversos canais e as diversas vozes que participam da educação online. As atividades serão realizadas tendo sempre como referência os conceitos de interatividade e bidirecionalidade.

O evento envolverá inúmeras atividades síncronas e assíncronas em diversas plataformas, como: listas de discussão por email, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs, wikis, podcasts, vídeos, videoconferências, rádio, televisão, games e mundos virtuais.

Um dos objetivos do 7º SENAED é demonstrar, na prática, como essas diferentes ferramentas podem ser adequadamente utilizadas na educação a distância. O evento pretende, também, discutir o grau de proximidade que é possível alcançar com essas ferramentas e tecnologias entre os diversos personagens que participam da EaD.

Entre os debates, um interesse especial será dedicado à formação para a docência online e ao personagem “tutor”, incluindo sua contratação, remuneração, formação e qualificação.

Ainda teremos a discussão de outros temas, dos quais podemos destacar o papel do MEC na regulação da EaD; a situação da UAB - Universidade Aberta do Brasil; a validação de cursos de mestrado realizados no exterior; pós-graduação stricto sensu a distância; a qualidade dos cursos desenvolvidos na modalidade a distância e a introdução da EaD no ensino fundamental e médio.

As atividades envolverão palestrantes e moderadores que se destacam na prática e reflexão sobre EaD, contando com o apoio de diversos polos distribuídos pelo país. Os trabalhos e palestras apresentados durante o evento, assim como o resultado das discussões e construções coletivas, serão publicados no primeiro número da Revista da ABED, a ser lançada durante o 15° CIAED.

Importante: O 7º SENAED será gratuito, com muitas atividades abertas, mas para se inscrever, participar de algumas atividades fechadas e ter direito ao certificado, você precisa ser associado à ABED.

22 de mai. de 2009

O AVESSO DA CENA

O Avesso da Cena



O livro - O público que vê um espetáculo no palco não imagina a infinidade de providências que precisam ser tomadas nos bastidores, antes, durante e depois daquele breve período em que o artista está em cena. Aos olhares leigos, a impressão é de que tudo acontece num passe de mágica, de modo quase espontâneo e sem maiores esforços. Entretanto, essa visão romântica se dissipa instantaneamente quando se mergulha no universo das coxias. Ali, a vida real se faz presente com a mesma intensidade de qualquer outro campo profissional. Uma legião de anônimos trabalha arduamente para que tudo esteja pronto e perfeito no momento da abertura das portas ao público. O Avesso da Cena coloca em foco o emaranhado técnico, administrativo, financeiro e político que dá suporte à cena cultural brasileira. Um mundo distante das luzes dos refletores, mas cuja compreensão se revela cada vez mais determinante para a profissionalização num setor que se expande em velocidade acelerada.

O Avesso da Cena é destinado àqueles que desejam se familiarizar com o contexto da produção e da gestão cultural e com a dinâmica dos empreendimentos da área. Sua leitura é recomendável aos estudantes dos cursos de produção e gestão cultural, aos artistas e produtores, aos gestores de instituições culturais públicas e privadas e de organizações sem fins lucrativos, bem como aos alunos e profissionais de campos como administração, marketing e comunicação.
Editora: DUO Editorial

Rômulo Avelar - Administrador formado pelas Faculdades Promove de Belo Horizonte. Produtor e gestor cultural, responsável pela produção e direção de diversos espetáculos musicais. Estudou na Ecoar, a primeira escola de produção cultural criada no país, em 1990, no Rio de Janeiro.

Atuou em empresas como Fiat, MBR e Teatro Alterosa, e na área pública, como superintendente de Cultura de Contagem – MG, diretor de Promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, de Belo Horizonte, assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Desde 1998, tem ministrado cursos nas áreas de produção, gestão, planejamento e marketing cultural, em várias cidades brasileiras. Atualmente, trabalha como assessor de planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco.

Serviço:

O AVESSO DA CENA

Lançamento do livro de Romulo Avelar, terça-feira, dia 26 de maio de 2009, às 19h30, no mesanino do casarão, em Uberaba (MG)

Editora: DUO Editorial - www.duoeditorial.com.br

http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoB&SUBMENU=CulturaeArte&CODIGO=30267&CODIGO=6025

Educação e Arte

Belo Horizonte terá encontro de educação e arte
Editora C/ Arte -
22/05/2009

Fonte: Clipping DUO, envie um e-mail para clipping@duo.inf.br


O Clube de arte Quase-ser-tão e a escola “Oito tempos – Dança de salão” realizarão, entre os dias 11 e 14 de junho de 2009, em Belo Horizonte, o oitavo Encontro de Educação Através da Arte, “Em todo sentido”. Serão oferecidas 36 oficinas, entre teatro, literatura, danças (tango, bolero, salsa e forró), Tai Chi Chuan e jogos eletrônicos, além de exposição de artes plásticas (telas, cerâmicas e esculturas), e sala de gastronomia.

As atividades são oferecidas a adultos e, gratuitamente a crianças entre 8 e 12 anos. De acordo com a presidente do congresso “Em Todo Sentido”, Magda Campos Pinto, a ideia principal do encontro é trabalhar a educação em um sentido mais amplo e profundo, oferecendo liberdade de escolha aos alunos e a oportunidade de expressá-la e exercitá-la. “Queremos despertar talentos e sonhos, que quase sempre ficam adormecidos ou atrofiados nas pessoas, por não encontrarem tempo e espaço na rotina enlouquecedora da vida contemporânea para trabalhá-los”, explicou.

O Oitavo Encontro de Educação através da Arte, “Em todo sentido” trará, ainda, dois bailarinos de tango de Buenos Aires, para juntar às expressões artísticas locais, linguagens próprias daquele país.

O congresso será aberto na quinta-feira, 11 de junho, por um baile com apresentações de bailarinos e atores. No encerramento, domingo, haverá um baile/concerto, com apresentação e lançamento de CD inédito do músico argentino Juan Miguel Expósito.

Informações e inscrições na sede da escola Oito tempos – Dança de salão, à Avenida do Contorno 3830, bairro Santa Ifigênia. Telefone para contato: 2555-2081.


21 de mai. de 2009

HQ sobre índios une arte e antropologia

HQ sobre índios une arte e antropologia




"Condição plural"

O antropólogo e quadrinista ("Eu via isso como uma esquizofrenia profissional, hoje sei que essas duas posições se alimentam") explica a escolha do título do livro: "Brasileiros é uma condição plural". "Por isso que o título está no plural, ele remete a um problema: o que significa ser brasileiro? Não é uma condição única: varia com o período histórico." Há uma diferença entre a maneira como o índio é retratado normalmente em livros e quadrinhos (heroico, inocente, vítima) e como Toral os retratou em "Os Brasileiros": "Os índios são tão complicados quanto nós, não dá para simplificar com um traço único, um caráter único: não é possível". "Eu respeito essa complexidade dos índios e não posso julgá-los por suas decisões." "Os índios não podem ser retratados como vítimas das circunstâncias, porque sempre foram protagonistas da história.
Eles tomam decisões ativas, não apenas reagem aos acontecimentos", diz o quadrinista.

OS BRASILEIROS
Autor: André Toral
Editora: Conrad
Quanto: R$ 38 (88 págs.)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u567474.shtml

Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade

Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade - 11 a 13/08/09 - Rio de Janeiro (RJ)


O Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Programa Papo Cabeça e Projeto Diversidade Sexual na Escola.

O objetivo do Seminário é criar um espaço de troca e articulação entre pesquisadores, estudantes, profissionais de educação e saúde, ativistas e representantes da sociedade civil que desenvolvem pesquisas e ações no campo da Sexualidade, do Gênero e da Educação.

Vamos aqui entender a Escola como um espaço de construção de significados, representações, valores, identidades e normatizações, em especial no que diz respeito a gênero e sexualidade. Nos últimos anos se desenvolveram políticas públicas em sexualidade que têm como espaço fundamental de atuação a Escola. Mas essas políticas têm sido bem sucedidas? Que concepções teóricas e políticas estão por trás dessas ações? Qual o papel da Universidade no desenvolvimento dessas ações e dessas políticas? Como diferentes linhas dentro do próprio pensamento científico vão significar a sexualidade?

Essas e outras questões estarão em discussão durante mesas redondas, apresentações de trabalho e bate-papos, ao longo do seminário. A sua participação, não só assistindo, mas debatendo e trazendo a sua experiência, é fundamental.

Período

11, 12 e 13 de agosto de 2009

Local

Fórum de Ciência e Cultura
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Praia Vermelha

Rio de Janeiro

Realização

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa Papo Cabeça
Projeto Diversidade Sexual na Escola


Apoio Institucional

Pró-Reitoria de Extensão

Financiamento

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade


Inscrições de trabalhos e participantes: www.papocabeca.me.ufrj.br/seminario

(21) 2598-9691


Agenda Acadêmica - Ciências & Cognição
Ciências & Cognição – http://www.cienciasecognicao.org
Agenda Acadêmica – http://blog.cienciasecognicao.org

--
Postado por Ciências & Cognição no Agenda Acadêmica em 5/14/2009 03:06:00 AM

12 de mai. de 2009

Dandara. Reflexões sobre os Oprimidos

“Estamos convencidos de que a mudança histórica em perspectiva provirá de um movimento de baixo para cima, tendo como atores principais os países subdesenvolvidos e não os países ricos; os deserdados e os pobres e não os opulentos e outras classes obesas; o indivíduo liberado partícipe das novas massas e não o homem acorrentado; o pensamento livre e não o discurso único. Os pobres não se entregam e descobrem a cada dia formas inéditas de trabalho e de luta; a semente do entendimento já está plantada e o passo seguinte é o seu florescimento em atitudes de inconformidade e, talvez, rebeldia.” (Milton Santos em Por Uma Outra Globalização - Do Pensamento Único à Consciência Universal)

O Mundo tal como nos fazem ver, o Mundo tal como ele é, e o Mundo tal como ele pode ser, uma outra Globalização!



A vida não é monótona, a vida não é restrita, a vida não é um condimento, a vida é existência, entretanto, às expectativas deliberadas por outros que desconsideram nossas próprias autonomias.

Wellington Bernardino

12/05/2009